Atendimento

Benefícios da Terapia Ocupacional para a Terceira Idade

Conforme a idade vai avançando, a interação do idoso com os objetos e o ambiente também vai se modificando. As funções do corpo e da mente são diferentes de antes e, esses pequenos detalhes, podem fazer muita diferença no dia a dia de uma pessoa idosa.

A Terapia Ocupacional trabalha com a estimulação cognitiva e motora, preservando e desenvolvendo os aspectos cognitivos como, memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, linguagem, entre outros, além das habilidades motoras. Dessa forma, é possível proporcionar maior autonomia, independência, autoestima e qualidade de vida, melhorando, consequentemente, a alegria dos pacientes.

Independente da patologia que o idoso apresente, é possível participar das sessões de Terapia Ocupacional, pois os estímulos são adaptados, respeitando as limitações e individualidades de cada um. São desenvolvidas atividades nas mais diversas áreas da vida, como por exemplo:

• Comer e vestir, que são indicadores do grau de autonomia do idoso;
• Telefonar e cozinhar, que permitem ao idoso manter um grau satisfatório de independência;
• Caminhadas e dança, que promovem a manutenção das funções corporais, bem como a melhora das funções musculares e articulares, circulação sanguínea, coordenação motora, sobretudo a prevenção da obesidade e sedentarismo;
• Pintura, cerâmica, tricô, crochê, que desenvolvem a criatividade, mantêm habilidades motoras e promovem a autoestima;

Além de passeios, visitas e atividades que valorizam a cultura e a criatividade.

Com os estímulos e habilidades trabalhadas, a Terapia Ocupacional se torna essencial inclusive na prevenção de quedas, pois ensina ao idoso diversas técnicas e métodos para se proteger contra as possíveis quedas nessa fase da vida, além de incentivá-lo a se manter ativo.

A missão do Terapeuta Ocupacional é permitir que as pessoas cheguem a uma idade avançada preservando a sua autonomia e independência.